16.10.13

O meu cabelo



No outono, caem as folhas das árvores ... Da minha cabeça caem os fios de cabelo ...

 
 
Introdução
 
 
Quando era pequena (agora sou média) exibia uma linda cabeleira cumprida, fios castanhos vibrantes e grossos...
E claro, uma franja em triangulo mais ao menos assim / de um lado e do outro \ , é o que faz uma avó nos cortar o cabelo quando nós somos irrequietas.

Mas isto, foram os bons velhos tempos. Depois, comecei a crescer e quando chegou a hora de ir para a escola ( 5.º ano) começaram os cortes do cabelo.
Um ano tira aqui, depois mais ali até que no 10.º ano coloquei o cabelo curtinho.



História

Sempre gostei de cabelos cumpridos, não sei o que me motivava a cortar, se as tendências, influências das amigas, agradar a algum rapazinho ou se não estava bem com o meu interior e resolvia alterar o exterior.

Na verdade, é que com isso, estraguei o meu cabelo, o uso de champôs não adequados, mas com cheirinhos a não sei quantos, lacas e espumas em excesso, cabelo molhado durante o frio, uso em excesso de acessórios desacuados contribui para que ele aos poucos e poucos fossem enfraquecendo ...

Maiorzinha, tentei corrigir esses danos, mas deparei-me com outro, não danoso mas "chatinho" ... a cabeleireira.. faz madeixas, pinta o cabelo, corta assim, corta assado, o cabelo escadeado favorece a tua cara ... etc ...

Nota: Uma das vezes conseguiu convencer-me  a fazer madeixas, muito discretas, mesmo assim, não gostei. Eu gosto do natural!

Mas quando queremos cuidar do cabelo e o ter cumprido a frase melhor de se ouvir é : Tens de cortar para ele fortalecer !

Muito bem, nesta fase ainda era ingénua e o que aconteceu ? Como boa menina segui as indicações das profissionais, gastei dinheirões em tratamentos e champôs e os resultados eram quase nulos.

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura." e foi o que aconteceu, comecei-me a encher dessa situação.

Ainda por cima, as minhas pontas eram secas que nem palha e sempre espigadas. E lá ouvia a Sra: é do stress, alimentação ... e eu achava que tinha razão, afinal de contas andava num fase má da vida e estava com excesso de peso e stressada.

Triste com a situação, resolvi fazer pesquisa, li montes de informação, que na maior parte das vezes e como em tudo se contradizia. Mas segundo, a revisão da leitura que fiz, a conclusão foi que : ao contrário das árvores que precisa ser podada para dar fruto, o cabelo não! Ou seja, se o quero cumprido tenho de o cuidar bem, no meu caso, hidratar as pontas!

Eu nunca fui muito adepta das tendências, eu quero um cabelo saudável com um corte que me seja fácil cuidar e transmita a minha personalidade.

Mas isso era uma tarefa difícil de cumprir, porque constantemente colocava o cabelo escadeado e pouco abaixo dos ombros ... não dava para fazer tranças! mas quem era eu para saber mais que a cabeleireira?!

Era a dona do cabelo!!! Por isso comecei a agir.

1.º Tenho por permissa na minha vida, tudo que eu consiga fazer, não pagar para que outro faça (mas nem sempre é assim :) )

2.º Nunca gostei muito dos salões dos cabeleireiros, parecem um consultório de psicologia, algumas contam a sua vida toda (mas nem todos são assim! nem todas as clientes são "pacientes" ).

3.º Procurei champôs e cremes adequados ao meu cabelo e ao meu bolso.

4.º Corto o cabelo em casa.

5.º Escolhi outro cabeleireiro.

6º Só vou ao cabeleireiro quando tenho uma festa e preciso de um penteado elaborado.


 
Conclusão


Enquanto não  descobri os champôs certos e cremes foi uma maçada, mas depois a procura e as tentativas traduziram-se em resultados positivos.
O cabelo melhorou, cresceu e ontem o meu maravilhoso ****** deu-lhe um corte, estou a disfarçar o escalado e colocar as pontas direitinhas. Vou esperar que cresça mais um pouco, para cortar novamente até o colocar certo por todo. Estou novamente satisfeita com o meu cabelo. Não é o que era antigamente, mas está muito melhor que antes. ( e até o minha carteira, está contente).

 
Final Feliz 



A RETER:

Eu tenho o cabelo misto, oleoso nas raízes e secos nas pontas. Algumas das coisas que vos contei não dá certamente para vocês. Porque todos nós temos cabelos diferentes que precisam de cuidados específicos, além disso, os  cortes são  diversificados, por isso, tem mesmo de ir a um profissional.
Existem cabeleireiros bons! Sempre que precisarem de um serviço, e não estiverem satisfeitas, procurem um em que se sintam bem.
Mas vou deixar, aqui as gamas de champôs/cremes que usei e gostei.



CHAMPÔS




 
CREMES
 
 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe colocou nivea? :S

Anouk disse...

Ola Anónima :)
Sim, eu utilizei e utilizo creme nívea para as pontas do cabelo. Aliás acho que até é o melhor.
A noite coloco nas pontas e de manhã lavo a cabeça. As pontas espigadas melhoraram.
Beijinhos