13.10.13

Moda by Anouk




Para mim a moda é cada um que a faz ... sem querer denegrir e desvalorizar todos os trabalhadores relacionados nesta área.

Aliás, eles até merecem um bem-haja por serem criativos e devemos valorizar sempre a diferença e criatividade.

Eu não sou, uma blogger de "moda", nem na "moda" ... lamento vos desapontar.

Mas "o que é de César a César seja dado", isto é, temos boas bloggers que escrevem sobre estes temas ( A melhor amiga da Barbie, A Pipoca mais doce entre outros) - desculpem só referir estes, tenho a certeza que existem mais e melhores, mas como referi, eu nem me dou ao trabalho de fazer este tipo de pesquisas, sei estes, porque tenho uma amiga que me informou ... e claro, dentro da comunidade blogosfera existem sempre uns que tem mais publicidade que outros!

Mas eu estava a falar de moda, sim! Eu não sou "top model", nem tenho uma vida fácil... Sou como a maior parte das mulheres REAL!

Isto a "puxar a brasa para a minha sardinha", porque eu confesso, que até sou um pouquinho maria-rapazinho :)

Mas então, porque raio escrevo sobre isto?!

1.º : não é para vos fazer perder o vosso tempo, apenas dou a conhecer a minha opinião.


Para mim, é bastante fácil perceber o que vai estar na moda, basta dar uma voltinha ao shopping quando sai as coleções ou ver o que vestem as personagens das novelas brasileiras.
Soma-se um cafezinho com uma amiga de tendências e o meu conhecimento fica consolidado.

Eu visto o que gosto e vou aprendo através da tentativa-erro, nomeadamente, no que corresponde a conjugação de peças e as vestes que melhor se adequam ao meu tipo de corpo.


Quanto a marcas, não sou uma seguidora única e assídua, ou seja, compro o que gosto conforme as minhas possibilidades. Se vir numa loja e gosto, compro. Se vir na feira e gostar compro.


Os desfiles de moda, são muitos giros mas na realidade, eu nunca iria andar com uma roupa daquelas, porque eu não gosto de ser o centro das atenções.

O meu dia-a-dia passa por cuidar de uma casa, andar a percorrer caminhos de carro numa condução tipo italiana, tenho um trabalho no qual se estraga as unhas e tenho um pedacinho de terra para cuidar! É quase impossível andar a exibir modelitos.

E no fim-de-semana eu quero é gozar a vida, quero poder mexer-me, rir, saltar, desfilar, correr o que quiser sem estar condicionada e refém de uma roupa1

Contudo, eu gosto muito de uma coisa ... desenhar roupa e tenho uma máquina de costura (mas nem sei colocar a linha!!!)
O ano passado, pela 1.ª vez, desenhei um vestido e pedi a uma costureira que mo fizesse. A experiencia teve vantagens e desvantagens.
Fui eu que tive de ir comprar os tecidos e foi uma trabalheira, bati as ruas do Porto de lés a lés, e se não fosse a ajuda de uma amiga, ainda comprava flanela para um vestido de verão ( para quem não está habituado é difícil, por isso, para a próxima, será a costureira também a escolher os tecidos).

Depois, não é aquela situação, de ir a uma loja: experimentar, gostar, comprar = assunto arrumado (passa para etapa seguinte= sapatos e acessórios) ou experimentar, não gostar, procurar noutras lojas ...

Na costureira, no final é que temos a perceção de como ficou e aqui algumas vezes ficamos a rir, outras a chorar ( e por isso, muito importante, que a nossa costureira conheça os nossos gostos e que tenhamos empatia).

A vantagem que sobressai, é que temos um vestido com as nossas medidas e acima de tudo ... único!!! (esta sem dúvida, é a cereja no topo do bolo).

Resumindo todas as balelas que para aqui escrevi, a moda é interessante, é uma arte (para mim, não entra nas 7 artes, mas fica num ranking semelhante e de igual valor) mas no meu caso, o que adianta andar vestida com uma "obra" se depois, fica tudo a olhar e tenho medo de a estragar... Eu tento usar o que me fica bem, que respeite as minhas convicções e o meu modo de estar na vida (mesmo assim, as vezes olham para mim - rsrsrssrs ). Não conta só o que é bonito, também dou importância aos materiais utilizados.

Gosto que me respeitem e respeito e admiro todas as pessoas que seguem a sua moda, cada um é como é, cada um tem uma cabeça para pensar, cada um escolhe o que quiser para vestir, cada um sabe os seus gostos ... cada um é único! Aqui é que reside a grandeza e a beleza da liberdade.


Seguindo a moda ou não, eu gosto de todos vocês :) Viva a diferença! - !!ao menos somos um rebanho de ovelhas coloridas!!! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode fizer alguma coisa sobre o tipo de corpo das mulheres, para saber que roupa usar?