14.10.13

Lista de compras



A lista das compras há muito tempo que é utilizada e ainda bem que assim é !

(Se ainda não a faz, tenho a certeza que o vamos convencer a fazer).

Vantagens de utilizar a lista de compras:

  • evita comprar o que não é necessário;
  • não gastar dinheiro em coisas supérfluas;
  •  dá a perceção de que tipo de alimentos mais consumimos; ( alimentação saudável? então porque compra tantas vezes salsichas?!)
  • economiza o seu tempo;


A minha lista de compras:

Existem muitos modelos de listas na web, mas a mim, não me convencem. Porque?

  •  Não vou gastar dinheiro numa impressão e folha, quando tenho imensas folhas de rascunho e canetas.
  •  Algumas listas já produzidas induzem ao consumo de certos produtos.


Como faço?

Tendo em conta as orientações da Associação Portuguesa dos Nutricionistas ( vá lá ver, tem informações importantes) e a roda dos alimentos, fiz uma lista simples, na qual tenho a noção do que realmente preciso (verde - consta na roda) e os outros produtos (castanho).
Depois afixo uma folha na porta do frigorifico e quando termina uma coisa ou faz falta comprar eu anoto nela.



FRUTAS Frutas da época.

HORTÍCOLAS: Alho-francês, curgete, nabo, abóbora

CEREAIS, DERIVADOS E TUBÉRCULOS: Cereais, massa, arroz, pão, batata

LACTICÍNIOS E DERIVADOS: Leite, iogurtes, queijo

PEIXE, CARNE, OVO: Sardinhas, robalo, pescada, bifes de perú

LEGUMINOSAS: Feijão, ervilhas

GORDURAS :Azeite, margarina

ÁGUA

CONGELADOS

ENLATADOS: Atum

PRODUTOS DE LIMPEZA: Detergente da roupa

PRODUTOS DE HIGIENE: Sabonetes

CHARCUTARIA :Fiambre peru/frango

MERCEARIA :Café, chocolate, vinagre, sal, mel, açúcar

ESPECIARIAS :pimenta, paus de canela

BEBIDAS :Vinho

OUTROS :Comida cão


Nota: Exemplo de uma lista (em construção) para 2 adultos.

Truques saudáveis para poupar:

  • Chá = uso as folhas da laranjeira, limoeiro, lúcia-lima ... do que há cá em casa.
  • Polpa de tomate =  resulta dos tomates frescos maduros ( tenho sempre em reserva congelados).
  • Temperos = uso ervas aromáticas ( do meu jardim), sumo de limão ( quando há excedentes também congelo)
  • Aproveito todos os talões de descontos e promoções (mas só do que realmente utilizo e vejo muito bem as datas e rótulos)
  • Tostas= utilizo o pão "duro" ( sobras do dia anterior, fatio e congelo).
  • Doces = confeciono um bolo ou bolachas com ingredientes mais saudáveis.
  • Compotas = faço com as frutas da época e sempre baixas em açúcar.
  • Legumes= quando tenho muitos, congelo (em vez de se estragar).
  • Cozinho a medida para não haver sobras (se houver, reaproveito).
  • Sacos das compras = servem para o lixo "inseparável", faço a separação de lixo e compostagem.
  • Detergente da roupa= escolho um bom, evitando o uso de amaciador.
  • Comprar produtos hortícolas e frutas aos produtores/feira (normalmente mais baratos).
  • Comparar preços entre grandes superfícies e "mercearias" ( por vezes, somos induzidos que o 1.º é mais barato, mas nem sempre é assim).
  • Peixe e Carne = comparar também os preços entre talhos/peixarias e hipermercados (quando há promoções e a data é longa e o produto está fresco, compro e congelo).
  • Pão= comparo também preço entre padaria local e supermercado mais próximo ( gosto de variar, e como não compro "porcarias" opto por um pão diferente, tenho também congelados).
  • Ver se a distancia entre casa/hipermercado compensa (gasto de gasóleo). As vezes, vou de bicicleta a "mercearia" (poupo na carteira e gasto na gordura!)

 Regra de ouro:

Toda a gente diz e é mesmo verdade:

Não vá fazer compras com fome!

O pessoal do marketing é esperto, mas nós somos mais!

 Por isso, vá comprar só o que precisa, onde precisa.
 Quer passear, vá para o jardim ou dar um passeio.

PRATIQUE UM CONSUMO SUTENTAVÉL ... PARA O BEM DE TODOS NÓS ...


3 comentários:

Anónimo disse...

Muito útil.Obrigada.

Anónimo disse...

Também faço uma lista, dá muito jeito.

Anónimo disse...

Boa noite. A minha lista passa muito isso, tenho filhos e ca em casa compramos em grandes quantidades.