29.10.13

Chausson aux pommes


Hoje para o chá das 5h, preparei uns Chausson aux pommes ... isto é, uns bolinhos com recheio de maçã - light!!!

Se calhar, não vos tinha dito, mas vou dizer agora ... eu amo mais os bolinhos caseiros , do que os outros, aqueles bonitos e vaidosos industriais! e não me importa que os caseiros sejam mais toscos...  :)

Tipo os meus, olhem lá!!! Ou melhor, o que restou dos meus ... UM!

 
 
Ingredientes:
 
- 4 maçãs;
- 2 paus de canela;
- 1 embalagem de massa folhada;
- 1 ovo;
- Açúcar em pó;
- leite
 
Preparação do puré de maçã:
 
1. Cozer as maçãs (as minhas como são caseiras e bio, lavei bem, cortei aos pedaços, tirei a semente e cozi com a casca) com os paus da canela e claro juntar um pouco de água até cobrir os gomos. Para quem é guloso, deve acrescentar açúcar, mas depois olhe a conta no dentista e os diabetes!!!
 

2. Tirar os paus de canela, coar a água e ralar/passar tudo.


Preparação da massa:

Eheheh :) só tem de a ir buscar ao frigorifico e estender (eu comprei  a massa folhada do Lidl, a quadrada).


Montagem
 
 
Coloca o rebordo de uma malga média e faz força até separar a massa da restante. Ou seja, tem de ter uma rodinha de massa. Depois ao meio, coloca uma colher de puré de maçã. ( se for guloso, coloca também um bocado de creme de ovos ou pasteleiro) e vira a massa de forma a parecer um rissol. Com a ponta de um garfo, vinca as bordas do "rissol" isto para se unir a massa.
Depois, tem três alternativas, pincela por cima com leite ou com gema de ovo ou faz metade com um metade com outro.
 
 
Forno
 
Depende da potencia do seu forno. No meu basta 25m a 200.º .
Quando vir que estão a crescer e depois a ganhar cor, já estão prontos. Tira do forno e deixa arrefecer.
 
 
Fim
 
Mais uma vez, se for guloso, polvilha com açúcar em pó e/ou canela. Senão mais saudável ....come assim mesmo!!! E prometo que é bom :P
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Um?
Ainda dá para mim?
Acho que a esta hora já deve de andar a passear pela barriga de alguém!
Muuuhh!
Bom apetite!